5 dicas que você deve ter ao limpar Persianas e Cortinas

Pode colocar a cortina para lavar na máquina? Como se deve limpar as persianas? De quanto em quanto tempo é preciso fazer isso? Reunimos algumas dicas sobre a limpeza de cortinas e persianas para tirar as suas dúvidas.

1. Posso lavar cortinas em casa?

É preciso olhar a etiqueta de composição, porque alguns tecidos devem ser lavados em uma lavanderia. Cortinas compradas prontas trazem as instruções de lavagem na etiqueta. Mas se elas foram feitas sob medida, você deve consultar as recomendações para o tecido na loja, aconselha Flávia Ferrari, dona do canal A Dica do Dia no YouTube.

2. Escolha o produto certo

Se o tecido da sua cortina pode ir na máquina de lavar, não se esqueça de ver também o tipo de produto que pode ser usado. No geral, as empresas costumam indicar detergentes neutros.

3. Lavar e secar

Retire argolas e outros acessórios e coloque na máquina somente a cortina, sem o forro ou outras peças de roupa. Para secar e também alisar o tecido, basta colocar a peça de volta no varão ou no trilho.

4. Preciso de um profissional para limpar as persianas?

Segundo Flávia, dá para limpá-las em casa com uma meia e um pouco de água e vinagre. Mas na maioria das vezes, passar o aspirador com bocal de escova é o suficiente.

 

 

5. Periodicidade

A lavagem das cortinas e a limpeza mais pesada das persianas deve ser feita a cada seis meses, recomenda Flávia. Mas ela lembra que, se o lugar tem muita poeira, lavagens mais frequentes podem ser necessárias.

6. Extra:

Para mantê-las limpas, você pode tirar o pó a cada quinze dias. A recomendação é passar o aspirador com bocal de escova para retirar o excesso de poeira. No caso das cortinas, você deve tomar cuidado para que o tecido não seja sugado.

Via: casa.abril

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *